Doenças da Coluna Vertebral
Hérnia de Disco
Entre cada corpo vertebral existe um disco que atua como amortecedor e estabilizador da coluna. À medida que envelhecemos, o disco fica desidratado, disfuncional e mais propenso a lesões.
O disco é composto pelo anel fibroso, que é um tecido resistente que compõe a parte externa do disco. O núcleo pulposo é a substância gelatinosa contida no centro do disco.
Uma hérnia de disco ocorre quando o núcleo pulposo (parte interna do disco) extravasa através de uma lesão no anel externo. Uma hérnia de disco é muito comum e pode ou não causar sintomas.
Um estiramento ou fissura no anel fibroso pode resultar em dor em volta da coluna. Os discos vertebrais ficam localizados na frente da medula espinhal e dos nervos que dela se originam, portanto, quando uma hérnia de disco ou um abaulamento (estufamento) comprime a medula espinhal ou os nervos, podem ocorrer sintomas neurológicos como dor nas pernas, nos braços, dormência ou fraqueza.
Sintomas
O sintoma mais frequente de uma hérnia de disco na região lombar é a dor que irradia dessa região para uma ou ambas as pernas. Da mesma forma, na coluna cervical, a dor irradia para os braços.
Diagnóstico
O exame físico completo é muito importante na suspeita de hérnia discal que incluiu um exame neurológico para identificar a raiz nervosa envolvida. Como certos nervos suprem consistentemente determinados músculos e áreas de sensibilidade, o exame físico e os sintomas específicos do paciente fornecem pistas valiosas sobre a localização dos sintomas. O exame de imagem de escolha é uma ressonância magnética porque é capaz de visualizar tecidos moles, incluindo o disco, o líquido espinhal e os elementos neurais.
Tratamentos
O tratamento conservador inicial envolve observação, anti-inflamatórios, fisioterapia e radiografias simples. Se mais testes confirmarem uma compressão do nervo, uma injeção espinhal de esteróides pode ser usada para diminuir os sintomas.
Se os sintomas não melhorarem ou se a natureza da compressão estiver ameaçando causar uma alteração permanente na função do nervo, medidas cirúrgicas podem ser usadas para diminuir a pressão no nervo. Técnicas microcirúrgicas podem ser usadas para remover o fragmento de disco na região lombar.
Na coluna cervical, uma abordagem pela frente da coluna requer a remoção de todo o disco e o tratamento pode exigir a substituição do disco por uma prótese móvel ou a colocação de um enxerto ósseo para substituir o espaço que antes era ocupado pelo disco vertebral para obter uma fusão. Na coluna torácica, as opções podem incluir uma abordagem pelas costas ou pela lateral do tórax para remover a hérnia discal e descomprimir a medula ou nervo com ou sem fusão.
Perguntas Frequentes
Ficou com alguma dúvida?
Fale Comigo
Ficou com dúvidas? Entre em contato comigo e vamos conversar!
Faça uma visita
Conheça o Profissional
Dr. Alessandro Gonzalez Torelli
Ortopedia e Traumatologia
CRM - SP: 124884 | RQE: 81960
O Dr. Alessandro é formado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas.
Possui especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP e doutorado em medicina pela mesma instituição de ensino.